O Rio de Janeiro consolida-se cada vez mais como um dos principais destinos de turismo de negócios na América Latina. Até 2027, o Riocentro — maior centro de convenções do país — sediará oito congressos internacionais inéditos no Brasil, fortalecendo a economia e reafirmando o potencial da cidade para receber grandes eventos corporativos.
A agenda de 2025 será uma das mais movimentadas da história do espaço, com 85 eventos programados, quatro a mais do que no ano anterior. Entre eles, destaca-se o 10º Congresso Internacional de Ortodontia, marcado para ocorrer entre 22 e 25 de outubro, com a presença de mais de 15 mil participantes, muitos vindos do exterior.
De acordo com um levantamento do Visit Rio Convention Bureau, apenas esses oito eventos devem gerar US$ 79 milhões em movimentação econômica na capital fluminense — US$ 4 milhões somente em arrecadação de ISS. Cerca de 55% dos visitantes esperados são estrangeiros, o que reforça o papel do Rio como porta de entrada para negócios e turismo no Brasil.
Segundo Eduardo Rodrigues, diretor do Riocentro, o sucesso na captação de grandes congressos é resultado de um trabalho de longo prazo e da estrutura aprimorada após os Jogos Olímpicos.
“As negociações costumam levar de dois a três anos. O Rio ganhou destaque pela sua infraestrutura hoteleira ampliada e pela localização estratégica do centro de convenções, a poucos minutos do aeroporto de Jacarepaguá. Além disso, a vocação turística do estado continua sendo um diferencial”, destaca o executivo.
Operado pela multinacional francesa GL Events, o Riocentro faz parte de um grupo que também administra o Distrito Anhembi e a São Paulo Expo. Nos últimos anos, a empresa investiu na criação de uma infraestrutura integrada ao complexo, como o Hotel Lagune, que conta com 206 quartos e uma taxa média de ocupação superior a 70% ao ano.
Cidade Nova também colhe bons frutos
Outro espaço que comemora resultados expressivos é o ExpoRio Cidade Nova, localizado nas proximidades da sede da Prefeitura do Rio. Em 2025, o local deve registrar o melhor desempenho de sua história, com 115 eventos previstos até o fim do ano — um crescimento de 22% em relação a 2024.
De feiras de beleza e artesanato a encontros sobre energia, óleo e gás, o centro vem diversificando sua programação e consolidando-se como um importante polo de eventos corporativos na região central da cidade.
“O setor de eventos vive um momento de forte retomada e expansão”, observa Fernando Horta, diretor-geral do espaço.
O panorama confirma a tendência de recuperação e crescimento do turismo de negócios no Rio de Janeiro, que alia infraestrutura moderna, atrativos turísticos e um cenário favorável para investimentos. Uma combinação que mantém a cidade maravilhosa no topo da lista dos destinos mais desejados — tanto para o lazer quanto para fechar grandes negócios.
Por Marcelo A. Silva — jornalista de turismo, membro da ABRAJET São Paulo.


















