Operadores internacionais visitam destinos icônicos do Brasil e participam de reuniões e capacitações durante a feira de turismo
Com a missão de fortalecer a presença internacional na ABAV Expo , maior feira de turismo do Brasil, e fomentar novas oportunidades de negócios para destinos nacionais, a Embratur , o Sebrae e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) uniram forças para trazer 60 operadores internacionais de turismo à 51ª edição do evento. Esses compradores, provenientes de diferentes partes do mundo, participarão de uma agenda completa de atividades ao longo dos três dias da feira, incluindo rodadas de negócios, capacitações e visitas a destinos turísticos brasileiros.
O grupo foi dividido em dois blocos. A primeira metade é composta por operadoras da América Latina, que fazem parte do ABAV Hosted Buyers Club , programa patrocinado pela Embratur. A outra metade, formada por profissionais dos Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido , foi convidada graças a uma parceria entre Embratur e Sebrae, e terá a oportunidade de participar de diversas ativações e visitas exclusivas a destinos turísticos nacionais.
De acordo com Alexandre Nakagawa , gerente de Negócios Estratégicos para o Mercado Internacional da Embratur, a estratégia de oferecer aos compradores internacionais uma análise nos destinos brasileiros é fundamental para a promoção do país no exterior.
“Acreditamos que a melhor forma de promover o Brasil é proporcionar aos compradores uma experiência direta em locais que têm potencial de comercialização. Isso ajuda a entender melhor o que oferecemos ao mercado internacional e, assim, facilitar a venda desses destinos para seus clientes”, explicou Nakagawa.
Os participantes do evento terão a chance de conhecer destinos turísticos estratégicos, como Manaus , Anavilhanas (AM), Belém , Alter do Chão (PA) e Bonito (MS), por meio de viagens organizadas pela Embratur. A seleção desses países e destinos foi baseada em dados que indicam o potencial de crescimento das vendas para esses mercados.
Além das reuniões de negócios, o grupo da América Latina visitou a Chapada dos Veadeiros , em Pirenópolis , e as famosas estâncias hidrotermais de Caldas Novas e Rio Quente , localizadas em Goiás. Essas visitas foram projetadas para destacar o Brasil como um destino de riqueza natural, aliado a oportunidades comerciais interessantes.
Ana Carolina Medeiros , presidente da ABAV Nacional, reforça o impacto do ABAV Hosted Buyers Club na criação de novos negócios para o turismo brasileiro:
“Este é o maior evento de compradores que já realizamos, e a parceria com a Embratur e a Goiás Turismo reforça nosso compromisso em oferecer experiências exclusivas. Queremos mostrar o Brasil não apenas pelas belezas naturais, mas também como um país repleto de oportunidades comerciais no turismo”, afirmou Medeiros.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo , também destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do Brasil no cenário global:
“Trazer grandes compradores estrangeiros para a ABAV Expo nos coloca na vitrine internacional. Com todos os principais destinos do Brasil presentes, essa é uma oportunidade valiosa de promover negócios que trarão mais turistas ao nosso país, gerando emprego e renda”, declarou.
A ABAV Expo é um dos maiores eventos do setor turístico no Brasil, reunindo anualmente diversas empresas e organizações, como operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas, atrações turísticas, empresas de tecnologia e destinos de várias partes do mundo. Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) , em Brasília, a feira espera reunir 30 mil participantes e mais de 1,5 mil marcas até o encerramento no fim da semana.