Inédito no País: como o túnel submarino entre Santos e Guarujá vai revolucionar a mobilidade litorânea

Projeto pioneiro de 1,5 km liga as margens de Santos e Guarujá em apenas dois minutos — e promete transformar a vida de 720 mil moradores da região.

Uma travessia totalmente repensada

Imagine cortar em poucos minutos um trajeto que hoje exige cerca de uma hora ou depende de balsas e congestionamentos — esse é o cenário que está por vir entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra de infraestrutura em destaque será o primeiro túnel submerso desse tipo no Brasil, com aproximadamente 1,5 km de extensão, dos quais cerca de 870 m ficarão abaixo do nível da água.

Tempo e distância: a nova geografia da travessia

Hoje, quem atravessa entre as duas cidades se depara com um percurso rodoviário de 43 km, ou aguarda o transporte por balsa — ambos sujeitos a atrasos e filas. Com o túnel, o trajeto será reduzido drasticamente: estima-se que o tempo de deslocamento caia para apenas dois minutos.

Estrutura e tecnologia em destaque

O túnel será composto por seis faixas de tráfego — três em cada sentido — além de incluir ciclovia, passagens para pedestres e um espaço reservado para o futuro sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A construção prevê ainda monitoramento em tempo real, sistemas de segurança e gestão de tráfego para garantir fluidez e respostas rápidas em eventuais incidentes.

Impactos sociais e econômicos

Segundo o governo, a obra não vai apenas melhorar a mobilidade — vai estimular o desenvolvimento local e elevar a qualidade de vida de mais de 720 mil pessoas que residem nas margens de Santos e Guarujá. Durante a fase de implantação e início da operação, estima-se a geração de cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Como será construída essa “ponte sob as águas”

A metodologia adotada envolve a preparação do leito, com escavação e aplicação de base de concreto. Em seguida, módulos pré-fabricados — verdadeiros blocos com câmaras de ar internas — serão instalados via “imersão controlada”: a água é bombeada para permitir o afundamento gradual e encaixe das peças com auxílio de sistemas hidráulicos e pinos de aço sobre um leito de areia. Finalmente, toda a estrutura será coberta por uma camada de pedras para proteção contra correntes marítimas e impactos.

Por que o turismo também ganha com esse projeto

Para além da mobilidade urbana, há um ganho relevante para o turismo na região. A facilidade de acesso entre Santos e Guarujá coloca as duas cidades ainda mais integradas: visitantes poderão combinar estadia em uma e passeios na outra com muito mais agilidade. Isso abre espaço para roteiros “duas-margens” — aproveitar a orla, portos históricos em Santos, e praias mais tranquilas em Guarujá — tudo em um intervalo mínimo de tempo.
Além disso, a modernização da infraestrutura tende a valorizar os atrativos locais, facilitando deslocamentos que antes eram desencorajados por logística ou espera.

Por Marcelo A. Silva — jornalista de turismo, membro da ABRAJET São Paulo.

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